booked.net

Siga 👉

Metrô continua desapropriações para trazer a Linha 2-Verde até Guarulhos

COMPARTILHE
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

Enquanto as obras da expansão da Linha 2-Verde até Penha seguem em bom ritmo, a despeito do atraso da entrada em operação do ‘tatuzão’, o Metrô de São Paulo está avançando com a preparação para levar o ramal até Guarulhos.

O presidente da companhia, Silvani Pereira, revelou recentemente, que o processo de liberação das áreas para implantação da linha seguem ativos.

Segundo ele, novas autorizações de desapropriações foram emitidas recentemente, com o dispêndio de mais de R$ 70 milhões em indenizações apenas em dezembro.

Até o momento, 152 imóveis do trecho entre Penha e a futura estação Dutra já foram desapropriados, explicou Silvani.

Quando reativou o projeto de levar a Linha 2-Verde até Guarulhos, o governador João Doria decidiu dividir a extensão em duas partes, a primeira com oito estações chegando até a estação Penha, a segunda, com cinco estações até Dutra.

A promessa original era que esse segundo trecho seria lançado pouco tempo depois, mas desde então a gestão posterga a obra, que já tem contrato assinado com consórcios. Além de exigir mais recursos financeiros, a extensão de Guarulhos depende ainda de desapropriações em áreas que ainda nem começaram.

No ano passado, o presidente do Metrô chegou a cogitar que a Linha 2 possa chegar à Tiquatira, ou seja, com duas estações a mais do que o projeto em implantação atualmente. Essa possibilidade faria com que houvesse uma importante ligação com as linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM, ajudando a distribuir o fluxo de passageiros e tornando o ramal que atende o Aeroporto de Guarulhos mais atraente.

No entanto, para que isso possa ocorrer será preciso utilizar uma nova tuneladora que escavará o trecho. Iniciar esse trabalho sem que os canteiros até Guarulhos estejam ao menos liberados poderia envolver um custo proibitivo já que o shield ficaria estacionado, aguardando a evolução da obra.

TAGS
COMPARTILHE
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
VEJA TAMBÉM